Depois de ter tido um pequeno fiasco com minha antiga 50mm, decidi então fazer um upgrade. Como eu trabalho com retratos e meu negócio são aberturas

até f/2.8, resolvi que ia continuar com a 50mm, porém uma série diferente da Nikon.

Sou uma pessoa muuuito chata quando quero comprar alguma coisa, pesquiso TUDO antes. Procuro reviews de lugares diferentes, resultados, problemas mais comuns, etc.

Quem é Nikonzeiro sabe a diferença entre a série D e a série G das lentes fabricadas pela Nikon. Mas quem não sabe, vou explicar.

A série D da Nikon foi criada em 1992 e a série G em 2000. A diferença principal entre uma e outra é que a série D não possui motor de autofoco e nem estabilizador de imagem, por isso é mais complicado utilizá-la em câmeras sem motor de autofoco. Nem é tããão difícil assim, uma vez que a utilizei na minha antiga Nikon D3000 (que é câmera de entrada), mas confesso que na maioria das situações, era bem chatinho lidar com o foco manual. Principalmente quando se precisa de rapidez.

Existe, claro, a diferença entre o material de uma série de lentes para outra, onde mais uma vez a série G se destaca. Só é mais fácil entender mesmo a diferença pesquisando, e aqui está um site (em inglês) explidando tudinho. E um vídeo abaixo comparando as duas 50mm f/1.8 D e G.

Com a série decidida, o que me faltava era saber se eu pegaria a 1.4 ou 1.8. Qualquer um pegaria a 1.4,  PORÉM ela é o dobro do preço da 1.8! Pra saber se valia mesmo a pena comprar uma 1.4, continuei com minhas pesquisas e cheguei a conclusão que: não, não vale a pena pagar o dobro do preço pra ter o mesmo resultado. Cheguei a essa conclusão com as seguintes informações:

(Source)

E também com esses gráficos comparativos:

* Na ordem: f/1.8 G vs f/1.8 D vs f/1.4 G.

(Source)

Sendo assim, decidi por fim pegar a 1.8 G mesmo. Paguei o dobro do que paguei na D, mas 50% a menos do que pagaria na 1.4, então saí no lucro. O corpo da lente é maravilhoso, material perfeito. O motor de autofoco dela é tão silencioso que esqueço que tá no foco automático. E ela é dx/fx, ou seja, funciona perfeitamente em ambas câmeras cropadas e full frame. Weee! Saí no lucro e tô super contente com a aquisição. Ainda não tive a oportunidade de testar ela em algum photoshoot, mas tô ansiosa para fazê-lo e logo logo terei novidades fotografadas com essa bichinha. :D

Comment